ESTRUTURA DO MARKETING:

PROO-DE -VENDAS MARKETING
ser quando crescer?”, nenhum de nós responde vendedor. Muitos profissionais, quando não têm uma formação específica, acabam entrando na área comercial. 

Ao efetivarem as primeiras vendas, após persuadirem o comprador e empurrarem os seus produtos e serviços, os olhos brilham, a comissão entra e eles se sentem onipotentes, acham que sabem tudo sobre venda.

Logicamente não existe vendedor nato, existem aqueles que já possuem habilidades, porém todos precisam ser treinados e capacitados. O vendedor tem que aprender a ser menos vendedor e mais consultor. O vendedor que somente tira pedido está fadado ao fracasso.

Como qualquer outra área, a comercial também precisa capacitar e treinar seus profissionais. A capacitação é primordial para o desenvolvimento. Os vendedores que se destacam e conseguem manter regularmente o sucesso de suas vendas são aqueles que mais estudam, leem, procuram ouvir e aprender. Isso não é coincidência.

Abaixo, resumo rapidamente as dez necessidades básicas para a formação e o sucesso de um bom profissional de vendas:

1 – Goste do que faz: não esteja na profissão por falta de opção ou porque é o que te dá dinheiro

2 – Saiba ouvir: trata-se do melhor caminho para descobrir as necessidades do potencial cliente. Em vez de dar as sugestões, pergunte mais

3 – Seja objetivo: não tente enrolar o cliente; vá direto ao ponto que interessa

4 – Seja ético: não minta ou engane para efetivar uma venda; a credibilidade vale mais do qualquer contrato fechado

5 – Seja ambicioso e positivo: pense grande e sempre acredite no sucesso das suas vendas. Não venda o preço, venda a solução

6 – Seja humilde: nunca ache que possui todo o conhecimento sobre a sua área; sempre é preciso aprender

7 – Seja ousado: tenha a audácia para inovar e empreender dentro da sua empresa; muitas vezes será preciso improvisar

8 – Busque a empatia: seja sempre educado e agradável com o potencial cliente; a gentileza abre portas

9 – Busque o conhecimento: a constante capacitação pessoal e profissional leva à diferenciação

10 – Planeje-se: defina onde quer chegar e como atingirá sua meta; organização, comprometimento e persistência ajuda

Saber vender é fundamental para a sobrevivência de uma empresa.

Uma empresa que não vende, está fadada ao fracasso. Mas saber vender não envolve apenas ter um bom produto ou serviço e sair oferecendo de porta em porta. O processo vai muito além.

Antes de explorar o processo de administração de vendas, vamos clarificar aquilo que o antecede. A área responsável para que as vendas ocorram da forma mais produtiva possível: o marketing da empresa.

Partamos à regra: Marketing gera demanda para que Vendas gere negócios. Uma boa gestão de marketing deve facilitar o trabalho do departamento de vendas para que este consiga, com o menor custo possível, gerar negócios para a empresa.

A boa gestão de marketing precisa lidar com dados de mercado para otimizar ações e aumentar o interesse das pessoas em adquirir aquilo que a empresa oferece.  Investir em marketing, nos tempos atuais, sem ter em mãos dados reais de mercado, é dar chance ao azar.

Empresas que cometem este tipo de erro são aquelas que definitivamente não fazem a gestão de marketing e pensam que marketing se resume simplesmente em fazer publicidade à massa.

A partir de ações mais assertivas para o público que realmente interessa à empresa, é hora de buscar as vendas. A gestão de vendas visa, através de pessoas capacitadas e uma boa comunicação com o departamento de marketing, buscar os melhores contatos e transformá-los em clientes.

Fazer uma boa gestão de marketing e vendas se torna essencial para um empresa que deseja crescer, e duas lições são importantes aprender: Marketing e Vendas andam sempre juntos, sem esta conexão não haverá bons negócios. A outra lição: tecnologia deve fazer parte de todo o processo. Sem tecnologia para gerir essa quantidade gigantesca de dados, certamente haverá desperdício de verba e de tempo.

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